Memorial do Consumo

Jahara: “o consumo é muito mais amplo do que antigamente”

FbizGuilhermeJahara_CreditoRodrigoBuenoO criativo Guilherme Jahara é CCO da F.biz – e, este ano, concorre na categoria ‘Melhor Profissional de Criação’ do Caboré 2016, o mais prestigiado prêmio da publicidade nacional. Jahara já atuou em agências como F/Nazca S&S, AlmapBBDO, Publicis, DM9DDB e Leo Burnett Tailor Made, antes de chegar à F.biz, atendendo clientes como O Boticário, VW, Fiat, Nestlé, Sadia, Motorola, Unilever, Luxottica e Netshoes, entre outros. Confira o papo do criativo com o Memorial do Consumo.

Memorial do Consumo: Qual a sua memória sobre publicidade e consumo na infância? E atualmente?
Guilherme Jahara: Lembro dos comerciais da Garoto e gostava de Playmobil e Falcon. Lembro também dos meus tênis de lona da All Star Converse. Hoje, o consumo é muito maior e mais amplo. Desde um carro Subaru a equipamentos esportivos da Nike, Adidas, Under Armour, além de Ray-Ban e marcas de moda.

Memorial do Consumo: Suas práticas de consumo ao longo da sua vida influenciam no seu trabalho?
Jahara: Sem dúvida. E vice-versa. Comprei um Seat quando trabalhei com a marca, além de um Jeep e um Subaru, em outras oportunidades.

Memorial do Consumo: Qual o comercial que você gostaria de ter feito?
Jahara: Muitos. Somente deste ano, posso destacar três: “Dear Daddy“, “John Lewis” e um do Channel 4 inglês para as Paralimpíadas, “Meet the Superhumans“.

SOBRE O AUTOR

é jornalista e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP.