Memorial do Consumo

Saad: “as telas são dispositivos poderosos para as marcas”

Saad_ 1José Saad Neto é fundador e head de conteúdo da GoAd Media, rede brasileira colaborativa de conteúdo e conhecimento nas áreas de comunicação e marketing. O empreendedor fundou a iniciativa em 2015, depois de atuações como jornalista em veículos como Jornal de Brasília, O Estado de S. Paulo, Meio & Mensagem – onde foi editor da plataforma ProXXIma – e empresa como Perspectiva Comunicação e New Content. Nestes anos, trabalhou com anunciantes como Ambev, Coca-Cola, PepsiCo, Heineken, Magazine Luiza, J&J e Unilever. Confira a entrevista que o profissional deu ao Memorial do Consumo:

Memorial do Consumo: Qual a sua memória sobre publicidade e consumo na infância?
José Saad Neto: Lembro que assistia atento aos comerciais na televisão, especialmente os de comida e de carro. O que mais me marcou foi o clássico Pipoca e Guaraná, da então W/Brasil pra Guaraná Antárctica. Como não se render à melodia fácil e imagens bem editadas? Hoje, acompanho com mais atenção a publicidade digital, especialmente os filmes pra internet. E são muitas as boas produções aqui no Brasil e mundo afora.

Memorial do Consumo: Teve algo que você queria comprar na sua infância mas nunca pode?
Saad: Sim. Quando eu tinha uns 7 ou 8 anos eu queria muito ter uma Mobilete, mas meus pais (sábios e responsáveis) não deixaram. Foi então que me apeguei de vez à bicicleta e nunca mais larguei

Memorial do Consumo: Quais as alterações no mundo do consumo você percebeu nos últimos anos?
Saad: A interação com as telas, principalmente o smartphone. Esse dispositivo, que é quase uma extensão do nosso corpo, pode ser poderoso para as marcas – desde que utilizado da forma correta, assertiva e no contexto correto para cada consumidor.

Memorial do Consumo: Suas práticas de consumo ao longo da sua vida influenciam no seu trabalho?
Saad: Acredito que sim. Sempre fui consumidor de livros, enciclopédias e jogos de aventura e conquistas de novos territórios, no maior estilo War. Isso pode ter influenciado minha escolha pelo Jornalismo.

Memorial do Consumo: De que forma o seu trabalho influencia nas suas práticas de consumo?
Saad: Sempre que preciso de algo eu comparo e compro pela internet. Opto pelo e-commerce, sempre que tenho essa opção. Acredito que minha ligação com mídia digital influencia esse hábito.

Memorial do Consumo: O que o consumo representa para você?
Saad: Durante muito tempo representou desejo e conquista. Hoje, consumo para mim é mais ligado à consciência e direcionado para o que é necessário.

ABOUT THE AUTHOR

é jornalista e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP.

Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Connection Type