Memorial do Consumo

“Tchan tchan tchan tchan” consolida a Gilette

Captura de Tela 2017-09-09 às 15.55.46Em 1976, a Gillette teve o desafio de criar uma categoria de produtos dentro do mercado de lâminas e aparelhos de barbear ao lançar o primeiro aparelho descartável do País, o Prestobarba. Na época a companhia era líder de mercado – não existem números auditados de participação ou vendas disponíveis -, mas não sabia o que esperar de um produto cujo propósito era formar o hábito de consumo.

Em dois anos, em decorrência da pequena base para comparação, as vendas de Prestobarba triplicaram, atingindo um volume compatível com o investimento feito em mídia para disseminar o conceito de uso de uma lâmina descartável. Com esse desafio em mente, a Squire – agência que atendia o cliente no período – desenvolveu uma estratégia de comunicação, posteriormente seguida pela Alcântara Machado, para massificar e popularizar o uso do produto nas classes B, C e D.

A solução criativa encontrada gerou uma das campanhas de maior recordação da linha Prestobarba, caracterizada pelo bordão “A primeira faz tchan, a segunda faz tchun e tchantchan tchan tchan!’. que remete às duas laminas e à praticidade do modelo. O filme de estréia, intitulado “Pai e filho”, foi veiculado pela primeira vez em julho de 1980 e mostrava um jovem radiante fazendo a barba.

O pai surpreende o filho no banheiro e o questiona se está tudo bem. Ele de pronto responde: “Tudo bem. Tudo azul. Curtindo meu azulzinho (cor do produto na época)”. Na seqüência o jovem explica os atributos do Prestobarba e entoa o clássico slogan. A produção se encerra com o progenitor, encantado, seguindo os passos do filho em frente ao espelho.

A ação permaneceu na mídia por cerca de cinco anos e ganhou outros três comerciais, e o produto foi o único da categoria até meados da década de 80, quando surgiram os primeiros concorrentes. Esse movimento foi um dos sinais do sucesso da investida da multinacional, cuja maior dificuldade para criar uma categoria foi conscientizar o público de que ele deveria usar o produto ejogá-Io fora depois disso.

A absorção do bordão entre o público e dentro da própria empresa foi tão grande que o “Tchan tchan tchan tchan” foi revisitado duas vezes nos anos 2000. A primeira em outubro de 2001 com a campanha promocional “Prestobarba dá um tchan tchan tchan tchan na sua vida”, desenvolvida pela Sight-Momentum e estrelada pelo cantor sertanejo Leonardo. Em 2003, a empresa repetiu a dose, mas dessa vez com a participação do craque do basquete Oscar e seu filho.

 

Ficha Técnica
Ano: 1980
Anunciante: Gillette do Brasil
Produto: Prestobarba
Agências: Squire e Alcântara Machado

 

Este texto faz parte do livro “Campanhas Inesquecíveis”, publicado pelo Meio & Mensagem, em 2007.

SOBRE O AUTOR

Maria Beatriz Portelinha é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP.