Memorial do Consumo

Rafael Barioni, 34 anos, diretor de criação

rafa-barioni“Na minha infância eu comia muito chiclete, principalmente Ping Pong de tutti frutti. E com uns dez anos, assistindo a uma reportagem numa fábrica de doces, vi uma imagem que nunca mais saiu da minha cabeça: era uma massa gigante, rosa e deliciosa de chiclete sendo esticada por uma máquina. Era um ping pong do tamanho de uma foca! Dava uma vontade louca de morder aquilo!

Sempre que lembro disso, penso em como uma boa imagem pode ser poderosa para despertar o desejo de uma pessoa, ainda mais de uma criança. E o contexto que essa imagem está inserida fortalece ainda mais esse impacto. Não era um comercial que mostra coisas de mentirinha. Era uma reportagem! Aquela maravilhosa e monstruosa massa de chiclete realmente existia! Por ser um fato, isso mexeu ainda mais com a minha fantasia. Talvez um dia eu conseguisse abraçar aquele negócio e mascar o maior chiclete do mundo. Parecia possível!

É claro que isso nunca aconteceu, mas me fez comprar tanto ping pong que talvez juntando todos teria dado o tamanho daquela massa que eu tanto desejei. A conclusão que tiro? A imagem certa no conteúdo certo com certeza vai influenciar o sonho das pessoas”. Rafa Barioni, 34 anos, diretor de criação da Mood Hunter.

SOBRE O AUTOR

é jornalista e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP.