Memorial do Consumo

Reportagens fotográficas da Amazônia brasileira na Paris Match

O artigo da Prof. Dra. Eliza Casadei apresenta a análise realizada das imagens publicadas sobre a Amazônia brasileira na revista francesa Paris Match entre os períodos 1949 e 2010. A ideia apresentada é analisar a relação das imagens e suas respectivas legendas. A análise foi feita através de metodologia que isola os elementos composicionais da imagem fotográfica e a narrativa urdida por elas em conjunto com o conteúdo dos textos que as acompanhavam.

No início do artigo, Casadei já evidencia que, por várias vezes, lugares comuns eram repetidos nas narrativas da revista onde o Brasil figurou em 92 reportagens no período analisado. É importante destacar que a autora mostra em sua pesquisa, a visão do Brasil pela revista, apontando que o periódico enxergava basicamente cinco lugares no país: Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo, Amazônia e Goiás eram os destaques.

A famosa visita do cantor Sting ao Brasil e à Amazônia também mereceu destaque na revista e no estudo artigo de Casadei, haja vista a relevância histórica que a passagem do artista teve para o país e pela luta indígena. Ademais, a autora lista itens que resumem a visão da Paris Match sobre a Amazônia. Questões como “idade das pedras”; “aura mística”; e “inferno verde pouco explorado, mas rico” ilustram como o terreno é retratado.

Por fim, a autora conclui que os lugares comuns quase sempre utilizados e a forma nostálgica que se dá nas reportagens e fotografias pouco sofreu alteração durante todo o período analisado.

Para conferir o artigo na íntegra, clique aqui.

SOBRE O AUTOR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP. Graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP.