Memorial do Consumo

O consumo do Leite Moça

Algumas pessoas não sabem, mas antigamente o Leite Moça era vendido para ser consumido de uma maneira totalmente diferente da qual consumimos hoje em dia. O primeiro anúncio da marca no Brasil mostra que ele era utilizado como suplemento alimentar para crianças e complemento ao leite materno.

primeira propaganda leite moça nestle 1922

No início o produto era vendido em farmácias e além dos usos relacionados à suplementação alimentar infantil, também era vendido como medicamento para evitar a tuberculose e outras doenças.

leite condensado 1930 remedio

Além disso, durante a Revolução Constitucionalista, o Leite Moça passou a ser enviado para serem consumidos por soldados já que é uma grande fonte de energia e fácil de ser consumido.

leite moça revolução de 1932

Por fim, nas décadas seguintes o Leite Moça passou a ser consumido como sobremesa ou como ingrediente no preparo de receitas doces e suas campanhas mostravam o reconhecimento do leite condensado como um produto de diversas utilidades.

leite moça 1940

Atualmente a marca conta com uma linha de produtos variadas que evidenciam que o consumo do leite condensado como sobremesa ou no preparo de receitas prevaleceu em relação às formas de consumo de décadas passadas.

moca-leite-condensado moca-de-colher moca-chocolate moca-brigadeiro moca-biscoito-recheado

Fontes: aqui e aqui.

SOBRE O AUTOR

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP. Graduada em Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP.