Memorial do Consumo

Bonita camisa, Fernandinho

camisafernandinho1O “Bonita camisa, Fernandinho” foi um dos bordões mais falados na década de 80. Todos os Fernandos da época, e até quem não se chamava assim, devem se lembrar muito bem do comercial.

Foi exatamente em 1984, que a Indústria Alpargatas começou a produzir camisas da marca US TOP e lançou nesse mesmo ano, uma propaganda para mostrar a qualidade das camisas. Criada por Ruy Lindenberg, então criativo da agência paulista Talent, atual Talent Marcel, a campanha foi muito premiada na época, pois seu foco principal era justamente um personagem parecido com um homem comum e que sabia escolher suas roupas com elegância. O personagem de fato era o Fernandinho, um rapaz franzino que sabia agradar ao seu chefe, simplesmente por usar constantemente as camisas US TOP.

O comercial de grande sucesso passava-se na reunião de uma empresa e o chefe de Fernandinho ao vê-lo usando uma camisa US TOP, o elogiava dizendo “Bonita camisa Fernandinho”, pois o restante dos colegas de trabalho do personagem e “puxa-sacos” só se vestiam iguais ao chefe. Atualmente, a marca já não está mais presente no mercado, mas as campanhas da US TOP (essa do Fenandinho de 1984 e uma outra propaganda do jeans US TOP de 1976 que pretendo futuramente colocar aqui) se tornaram inesquecíveis e entraram para a história da TV brasileira.


Fonte: aqui.

SOBRE O AUTOR

Maria Beatriz Portelinha é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM-SP.