Memorial do Consumo

Uma fábrica fabricada

 

Fabricação no filme Segredos, da Bauducco
Fabricação no filme Segredos, da Bauducco

Ah, a cozinha do seu Bauducco. A madeira aconchegante, o quentinho do forno e o perfume dos panetones assando… nada mais distante das fábricas reais da empresa. Isso todo mundo sabe, mas o que propõe o Professor Dr. Vander Casaqui, pesquisador do PPGCOM-ESPM, é analisarmos como a representação da produção nos anúncios contribui para a imagem da marca. A “fábrica” do anúncio da Bauducco serve para retratar o trabalho do “seu Bauducco”, fundador da marca. O tema do trabalho também aparece na marca Johnnie Walker e para um dos carros da Mitsubishi, mas em cada caso o trabalho é retratado de uma perspectiva diferente. Nenhum desses anúncios se pretendem um retrato do real, mas as diferenças entre eles nos interessam.

Essas diferenças nos ajudam a compreender o que cada marca quer passar para o seu consumidor e também dizem um pouco sobre processos de apagamento, ressemantização e mitificação da produção a partir do consumo. Isso quer dizer que o que acontece nesses casos é uma inversão do processo: a camada de significação do produto, grosso modo, a propaganda, normalmente é o último passo da produção de um produto, mas nessas propagandas as marcas estão partindo do seu universo simbólico criado pela propaganda (o clima familiar da Bauducco, por exemplo) para reimaginar a produção do produto (a cozinha do “seu Bauducco”). O mesmo acontece no caso analisado do Johnnie Walker e Mitsubishi, onde o processo de produção, o trabalho por trás dos produtos, é retratado em linha com o que a comunicação dessas marcas propõem aos consumidores.   

O artigo também traz alguns autores clássicos da comunicação, como Roland Barthes e Walter Benjamin, comentando alguns signos que aparecem nos anúncios produzindo uma intertextualidade bem interessante.

Abaixo, os anúncios mencionados no artigo:

https://youtu.be/FpIAvDdCvpI Bauducco

https://youtu.be/zfXNmNjXrI8 Mitsubishi

https://youtu.be/CQK_Sjd9c1s Johnnie Walker

O artigo inteiro você acessa gratuitamente aqui

As imagens desta reportagem foram retiradas do filme da Bauducco disponível no youtube e desta reportagem.

 

SOBRE O AUTOR

é curiosa, adora viajar e perguntar o porquê das coisas. Se formou na ESPM e trabalhou em grandes agências. Hoje atua como redatora, pesquisadora e estrategista independente. É mestranda do PPGCOM-SP