Memorial do Consumo

O polêmico Adblock

Adblocks são programas que bloqueiam os anúncios que aparecem em sites. Banners, pop-ups e até anúncios do Facebook podem ser bloqueados quando se utiliza um Adblock. O uso desta tecnologia traz consigo diversas polêmicas, que serão apontadas neste texto.

Em primeiro lugar, sob o ponto de vista de quem administra o site, o Adblock pode significar uma queda significativa de sua receita, uma vez que uma forma de se ganhar dinheiro na internet – talvez a principal – é justamente através da venda de anúncios em sítios eletrônicos. Isso pode, até mesmo, fazer com que sites sejam fechados. Tanto é verdade que em 2016 o 4chan estava sob risco de quebrar por conta disso.

É interessante que , apesar da situação já ser conhecida por todos, as empresas parecem ainda não saber exatamente como contornar este “problema”, sendo que não há um consenso quanto a solução: enquanto algumas apostam em assinatura mensais, outras proíbem o acesso de quem tem o adblock instalado em seu browser.

ABP edit

Figura 1: mensagem que alguns sites mostram quando  o adblock é identificado.

 

Por outro lado, para que estes anúncios funcionem da forma como devem funcionar – com as propagandas sendo entregues de acordo perfil de cada usuário de determinado site –, é necessário que alguns dados dos usuários sejam armazenados. Isso pode ser visto negativamente por esse usuário que, para evitar – ou ao menos diminuir – a vigilância digital passa a fazer uso de adblocks.

Além disso, uma pessoa também pode utilizá-lo sem uma questão ideológica por trás, como a contra-vigilância: o internauta pode utilizá-lo apenas por não querer que anúncios atrapalhem sua experiência de acessar a internet. Seja como for, os adblocks vieram para ficar.

Para concluir, vê-se que lidar com a questão dos bloqueadores de anúncios é complexa, que envolve diferentes pontos de vista. Este texto tinha como objetivo apenas apontar alguns deles, para gerar curiosidade sobre o tema.

Referências:

https://gizmodo.com/4chan-is-going-broke-because-of-ad-blockers-1787392549

http://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2016/04/21/uso-de-ad-blocks-e-maior-no-desktop.html

SOBRE O AUTOR

é bacharel em Comunicação Social e mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, além de ser apaixonado por tecnologia, jogos, filmes e tudo que envolva o universo nerd.