Memorial do Consumo

Distinção em jogos eletrônicos

Você acreditaria que uma empresa que vende um serviço 100% gratuito poderia faturar mais de 1 bilhão de dólares por ano?

Pois isto acontece com a Riot Games, empresa responsável pelo League of Legends (LoL). Este é um jogo online, em que os jogadores formam equipes e combatem outras equipes de jogadores. O Lol é, também free-toplay, ou seja, o jogo é 100% gratuito, basta instalá-lo em seu computador, ter acesso à internet e jogar.

Há, sim, transações que podem ser feitas dentro do jogo, mas nenhuma delas atrapalha a jogabilidade, ou melhor, nenhuma delas dá vantagens ao jogador que decidir investir seu dinheiro com o League of Legends. Essas transações dizem respeito, sobretudo, à itens que alteram apenas aparência dos personagens.

Para ser justo, a Riot Games consegue monetizar sobre o League of Legends de outras maneiras – como venda de ingressos para os campeonatos organizados pela própria empresa –, mas chama a atenção o fato de haver sim um grande mercado dentro do jogo para tais itens “inúteis” a primeira vista.

Isto faz pensar na distinção procurada dentro até mesmo dentro do jogo: mesmo em um ambiente simulado, separado da vida cotidiana, há uma preocupação em se diferenciar dos outros ou, ainda, uma busca por pertencer à determinado grupo através de signos reconhecidos por ele.

Este texto não é, é claro, uma afirmação de que todos os jogadores que comprar esses itens o fazem ara se diferenciar ou se aproximar de outros jogadores, mas busca levantar uma reflexão sobre o consumo de itens em jogos digitais.

ABOUT THE AUTHOR

é bacharel em Comunicação Social e mestrando em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, além de ser apaixonado por tecnologia, jogos, filmes e tudo que envolva o universo nerd.

Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Connection Type