Memorial do Consumo

Influenciadores e organizações que influenciam

A relação dos influenciadores com as marcas e como as próprias organizações se tornam elas próprias influenciadoras. É este o tema explorado por Carolina Frazon Terra. A pesquisadora faz parte do grupo Comunicação Digital Com+ da ECA/USP e atualmente cursa seu pós-doutorado sob supervisão de Elizabeth Saad, intitulado: “Organizações e influenciadores: quem precisa de quem? Um estudo sobre a influência digital das organizações como publishers de conteúdo no ambiente digital. 

influenciador
Foto: Fabian Albert

“A reflexão da pesquisa gira em torno do que é influência no ambiente digital, quem são e os tipos de influenciadores existentes, relação marcas e influencers e, por fim, como as marcas se tornam agentes influenciadores e publishers de conteúdo em seus segmentos”, explica Frazon Terra.

“Diante da bolha dos influenciadores digitais, há como as marcas não dependerem deles para atingir audiências? Promover engajamento? Constituírem-se em fontes de confiança e relevância para seus públicos?” é outro dos pontos debatidos na pesquisa, como elucida Carolina Frazon Terra. Uma das preocupações são os deslizes cometidos por influenciadores e seu consequente prejuízo e perda de reputação para as marcas. Ou seja, será que vale a pena investir neste tipo de divulgação? Neste contexto, talvez valha a pena as próprias marcas se tornarem influenciadoras e conquistarem suas audiências. “Fazer a pesquisa me trouxe a capacidade de pensar criticamente sobre uma temática que muitos estão deslumbrados e ‘fazendo por fazer’, para ‘surfar na onda’ do Marketing de Influência, finaliza a pesquisadora.

Carolina Frazon Terra é pós-doutoranda, doutora, mestre e especialista pela ECA-USP; formada em Comunicação Social/RP. Já passou por empresas como FIAT, Vivo, MercadoLivre, Agência Ideal, Garoto e Nestlé. Atualmente, é consultora de mídias sociais e RP Digitais, professora das pós graduações da USP, BSP, ESPM, FIA e FAAP e editora do Blog RPalavreando (http://rpalavreando.com.br).E-mail: contato@carolterra.com.br. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/carolinaterra/.

SOBRE O AUTOR

Mestranda da ESPM, é pós-graduada em Jornalismo e graduada em Propaganda e Marketing. É empreendedora à frente da agência digital Wonder Comunicação Estratégica, professora de escrita e marketing digital, e proprietária do canal de entrevistas em vídeo Gente de São Paulo.