Memorial do Consumo

Primeiro Mercado 100% autônomo chega ao Brasil

Imagine a cena: você chega ao supermercado para fazer compras e não há filas. Só isso seria motivo para espanto, mas ainda tem mais: não há sequer caixas, funcionários, e ainda fica aberto 24 horas. E não é sonho nem cena de Black Mirror.

Porta de Entrada Zaitt. Foto:Jhoryka Meierjügen Melo
Porta de Entrada Zaitt. Foto:Jhoryka Meierjügen Melo
Instruções para Entrada Zaitt. Foto:Jhoryka Meierjügen Melo
Instruções para Saída Zaitt. Foto:Jhoryka Meierjügen Melo

Em vez do “Faça você mesmo”, o lema agora é o “Compre você mesmo”. É assim o Zaitt, o primeiro mercado inteligente da América Latina, em que todas as compras são intermediadas pelo app da loja.

Basta baixá-lo e fazer seu cadastro para então acontecer o ‘Abre-te, Sésamo!’. O encantamento da história “Ali Babá e os Quarenta Ladrões” dá lugar à tecnologia quando o app magicamente abre as portas para o consumo nessas lojas. Afinal, apenas com o escaneamento do QR Code é possível passar pela entrada.

Experiência de compra

No Zaitt, você pega os produtos que quiser e só precisa confirmar a compra na saída, mas caso queira consumir dentro da loja é preciso escanear a etiqueta do produto e pagar pelo próprio app.

“Como sempre dizia o guru Jean-Paul Jacob, toda nova forma de consumo depende diretamente de alguns fatores para que se torne realidade: questões sociais, políticas, econômicas, culturais e tecnológicas”, comenta Jhoryka Meierjügen Melo, líder de Comunicação da DuPont, após sua visita ao estabelecimento, em sua postagem do Facebook.

Gôndolas do Zaitt. Foto: Jhoryka Meierjügen Melo
Gôndolas do Zaitt. Foto: Jhoryka Meierjügen Melo

 

Produtos Zaitt. Foto: Jhoryka Meierjügen Melo
Produtos Zaitt. Foto: Jhoryka Meierjügen Melo

Jean-Paul Jacob foi um pesquisador brasileiro emérito da IBM, que faleceu no último 6 de abril. Era engenheiro eletrônico formado pelo ITA, com mestrado e doutorado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley. Muito antes da futurologia se tornar tendência, se dedicava a fazer previsões baseadas em seus estudos sobre tecnologias digitais, especialmente computação e inteligência artificial.

“Há mais de 20 anos descreveu em detalhes como seriam as casas inteligentes de hoje e antecipou a revolução tecnológica em nossa vida”, assim reportagem de 2011 da Revista Época descreve o pesquisador.

Sacola do Zaitt. Foto: Jhoryka Meierjügen Melo
Sacola do Zaitt. Foto: Jhoryka Meierjügen Melo
Outra face da sacola do Zaitt. Foto: Jhoryka Meierjügen Melo
Outra face da sacola do Zaitt. Foto: Jhoryka Meierjügen Melo

O futuro está aqui

“A IBM já tinha cantado a bola no final da década de 90, mas ainda não era o momento apropriado. Muitos anos depois, a Amazon lançou nos EUA o conceito do Supermercado Inteligente com o Amazon Go”, escreve ainda Jhoryka Meierjügen Melo.

No vídeo abaixo (também indicado por Jhoryka, assim como o próximo), de 2006, a IBM já antecipa essa inovação, com o advento das tecnologias RFID.

Conceito que se tornou realidade graças à nossa adoção do smartphone, e se materializa no Amazon Go (abaixo) e também no Zaiff.

Sozinhos compraremos!

Serviço

Em São Paulo, o Zaitt fica na rua João Cachoeira, 382, no bairro do Itaim Bibi; e há outra unidade em Vitória (ES), na rua Afonso Cláudio, 89 – Loja 1, na Praia do Canto.

ABOUT THE AUTHOR

Mestranda da ESPM, é pós-graduada em Jornalismo e graduada em Propaganda e Marketing. É empreendedora à frente da agência digital Wonder Comunicação Estratégica, professora de escrita e marketing digital, e proprietária do canal de entrevistas em vídeo Gente de São Paulo.

Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Connection Type