Memorial do Consumo

Barack Obama no Brasil; publicitária nos conta os destaques

Se você trabalha com marketing digital ou se interessa pelo assunto, são grandes as chances de suas redes sociais terem sido invadidas por fotos de Barack Obama. O ex-presidente americano aterrissou em solo brasileiro para participar do VTEX DAY. Giovana Gomes, head de Negócios da Fullbar, estava lá e nos relatou suas impressões. Também publicaremos sobre outra palestra assistida por ela, a do economista e apresentador Ricardo Amorim.

Barack Obama no VTEX. Foto: Giovana Gomes
Barack Obama no VTEX. Foto: Giovana Gomes

O evento, que já está e sua sétima edição, ocorre em dois dias, 30 e 31 de maio, em São Paulo, e se propõe a ser o maior encontro de negócios focado em inovação digital da América Latina. Todos os 15 mil ingressos foram vendidos para uma plateia interessada no conteúdo de mais de 100 especialistas, entre eles, além de Obama e Amorim, nomes como Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, e Caito Maia, CEO da Chilli Beans.

“Fiquei hipnotizada vendo ele”, conta Giovana Gomes, me explicando como o carisma dessa figura pública não lhe deixou fazer quaisquer anotações sobre o bate-papo, que tinha como tema a ousadia. Em sua opinião, a mesa teve três grandes temas: diversidade, educação e liderança. Além de uma pergunta mais pessoal, sobre o dia mais difícil dele como president. Portanto, seu relato se baseou em sua memória e o impacto gerado pela fala de Barack Obama.

Diversidade

“Ele falou bastante sobre a necessidade de se ter pessoas diferentes sentadas à mesa para discutir. Visões diferentes, pessoas que discordem de você, pois isso é importante para a tomada de decisão. É preciso ter olhares diferentes e que exista um conflito positivo, uma contestação. Me chamou a atenção ele ter ressaltado especificamente a importância de ter mulheres nessa mesa. Isso tem como resultado a criatividade, foi assim que ele abordou.”

WhatsApp Image 2019-05-31 at 13.17.50
Barack Obama no VTEX. Foto: Giovana Gomes

Educação

“Ele abordou a importância de não apenas oferecer educação de qualidade para todos, mas se valorizar a figura do professor, como ocorre com outras profissões.” O ex-presidente, segundo a publicitária, explicou que é muito difícil se tornar professor, necessita-se de um processo longo e exigente de formação, portanto, em alguns países, o profissional tem mais prestígio do que um médico, por exemplo. Disse ainda que nações que investem na educação, consequentente possuem altos índices de qualidade de vida e desenvolvimento.

Em seguida, trouxe seu próprio histórico de vida como prova de seus argumentos. O quanto foi importante para ele estar num país que tinha como uma de suas prioridades o ensino e fazer parte de uma família que o apoiou em estudar. “Não sei se meus pais acreditavam nas mesmas coisas que eu, mas eles diziam que sim, e isso fez toda a diferença”, relembra ela a fala de Obama.

O 44º presidente dos EUA ainda falou sobre a criação de oportunidades. “O que me marcou muito foi ele dizer que a gente não deve enxergar como caridade auxiliar quem teve menos acesso do que nós. Explicou que uma hora você ganhou muito dinheiro e mais ou menos dinheiro não vai te fazer mais ou menos feliz. Então é a hora de um cidadão comum investir para proporcionar quem não teve as mesmas chances, venha a ter. E o quanto é importante que todos tenham essa visão.”

Liderança

O candidato com maior número de votos na história americana, ainda citou a frase de Thomas Jefferson: “Eu descobri que quanto mais eu trabalho, mais sorte pareço ter”. De acordo com ele, não é porque você trabalha muitas horas, mas em razão de que quanto mais se dedica a algo, empenha-se, mais atento se está a oportunidades, daí vem a tal ajuda divina. Este foi o gancho para tratar do tema da liderança.

“Ele falou da importância do líder ser tão bom quanto o time que formou. Se cercar de pessoas melhores e não ter medo disso. E mesmo se você for um gênio, dar espaço para os outros membros da equipe, caso contrário, não será um grande líder e nem chegará aos melhores resultados. Há a necessidade de dar oportunidade às pessoas.”

A publicitária Giovana Gomes no VTEX Day
A publicitária Giovana Gomes no VTEX Day

Deve-se cercar desse time porque precisa confiar em suas respostas delas para as perguntas que az. O papel do líder não é saber as respostas, mas fazer as perguntas certas, e atuar como um mediador. O líder entende do macro enquanto o grupo é formado por diversos especialistas.

Tudo isso porque quando o líder toma uma decisão, deve estar ciente de que pode estar errado ou aquilo não dar certo. “O líder tem que ter estar tranquilo de ter debatido o assunto o máximo possível com aquela equipe. E mesmo que tenha tomado uma decisão errada, compreender que foi o melhor que conseguiu fazer dentro daquelas possibilidades estudadas por ele e o time. Mas mesmo assim, ele pode falhar. O que vai contra a cultura organizacional dos dias atuais, que tem certo e errado”, pontua Gomes.

Barack Obama também trouxe aqui um pouco de sua história pessoal, ao afirmar a necessidade de se cercar de pessoas que acreditam em nós. Então citou sua mãe e avó, que não apenas o apoiavam, mas sempre o incentivavam a ir cada vez mais longe. Lembrou ainda a esposa Michelle Obama, que também sempre esteve a seu lado.

Um dos assuntos abordados que mais marcaram a publicitária. “Pois ele é um grande líder”, pontua.

 O dia mais difícil como presidente

“O entrevistador perguntou qual tinha sido o dia mais difícil dele como presidente. Ele contou que foi quando houve um tiroteio em uma escolinha. Mataram não apenas as criancas, mas também os professores. Foi difícil porque ele se sentiu impotente. Teve que falar com os parentes das vitimas e a única coisa que pode fazer foi garantir a essas pessoas que isso não aconteceria com outras famílias. E quando chegou em casa, não teve como não pensar em suas filhas.” Em sua opinião, o porte de armas seria um problema, pois pode dar margem a ações como essa.

Mas Obama procurou deixar uma mensagem otimista ao final do bate-papo. Terminou destacando que apesar de só vermos notícias ruins, na história da humanidade nunca se viveu um período tão próspero: com acesso a comida e tecnologia, tamanha distribuição de renda e longeividade. Uma ousadia e tanto.

ABOUT THE AUTHOR

Mestranda da ESPM, é pós-graduada em Jornalismo e graduada em Propaganda e Marketing. É empreendedora à frente da agência digital Wonder Comunicação Estratégica, professora de escrita e marketing digital, e proprietária do canal de entrevistas em vídeo Gente de São Paulo.

Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Connection Type