Memorial do Consumo

Comunicação, consumo e arte

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Descrição

Nas últimas décadas, a concepção de consumo – para muitos apenas um ato de aquisição de mercadorias – se ampliou a partir das reflexões de estudiosos de distintas áreas, como antropólogos (Canclini, McCracken, Douglas e Isherwood), sociólogos (Slater, Silverstone, Bourdieu) e teóricos culturais (Williams, Hall), além de pesquisadores de comunicação, entre outros.

No Brasil, destacam-se as pesquisas pioneiras dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo da ESPM, que, em conjunto com seus orientados, vem, há dez anos, investigando variados objetos teóricos e empíricos da comunicação e suas conexões com o consumo ­–entendido como um fenômeno complexo que envolve as relações socioculturais e se consubstancia num sistema simbólico, amplificando-se através dos meios de comunicação de massa, o que obriga a abordagens multidisciplinares.

Integrando, desde sua criação, a equipe de pesquisadores do PPGCOM da ESPM, temos focado nossos estudos nas estratégias de produção discursiva das narrativas do consumo, como a publicidade e, também, os imbricamentos do consumo com a arte em geral – a literatura em específico.

Na impossibilidade de abordar as muitas angulações do quadro de debates que se alarga nos espaços culturais midiáticos, pretendemos no projeto inaugural deste GP concentrar nossa discussão em práticas de consumo expressas em manifestações artísticas, como a literatura, o cinema, as artes plásticas, a música etc, e nas lógicas de produção da indústria criativa e artística. Para isso, contamos com nossos orientandos atuais de mestrado e doutorado, mestres formados pelo programa sob nossa orientação e pesquisadores externos com os quais temos tradicionalmente mantido parceria acadêmica.

Graças às novas possibilidades tecnológicas, interessa-nos igualmente abordar questões atinentes à concepção da arte, sua produção e consumo (daquilo que é sensível) e seus contornos em dimensão expandida – desdobramento advindo de sua gênese (toda arte é em algum grau contaminada por outra arte) –, que encontram estudos significativos, mas não na confluência proposta por nós, articuladas com a comunicação.

Ementa

O GP concentra suas investigações em práticas de consumo expressas em manifestações artísticas, como a literatura, o cinema, as artes plásticas, a música etc, e nas lógicas de produção da indústria criativa e artística. Busca igualmente discutir questões atinentes à concepção da arte, sua produção e consumo e seus contornos em dimensão expandida – desdobramento advindo de sua gênese (toda arte é em algum grau contaminada por outra arte) – sempre na confluência com o campo da comunicação.

Objetivos

  • Investigar as práticas de consumo em obras artísticas (literárias, cinematográficas, musicais etc.) e sua interface com fenômenos comunicacionais
  • Analisar discursos midiáticos e sua produção de sentido voltada para o consumo, a partir de sua relação com as matrizes artísticas
  • Desenvolver reflexões teóricas sobre comunicação, consumo e arte, em perspectiva diacrônica e sincrônica
  • Estudar a ficcionalidade de discursos midiáticos e os elementos de sua poética e estética
  • Pesquisar as lógicas produtivas da indústria criativa e artística

Linhas de pesquisa

Linha 1: Consumo, arte e poética midiática

Investiga as práticas de consumo em obras artísticas (literárias, cinematográficas, musicais etc.) e sua interface com fenômenos comunicacionais – Analisar discursos midiáticos e sua produção de sentido voltada para o consumo, a partir de sua relação com as matrizes artísticas. Desenvolve reflexões teóricas sobre comunicação, consumo e arte, em perspectiva diacrônica e sincrônica. 

Linha 2: Consumo, literatura e comunicação publicitária

Estuda a ficcionalidade de discursos midiáticos, sobretudo o publicitário, e os elementos de sua poética e estética. – Pesquisar as lógicas produtivas de um segmento da indústria criativa (a publicidade) e artística (a literatura).

Equipe

Coordenador

Participantes

Internos

Externos

Contato

  • jcarrascoza@espm.br

Calendário

Próximos encontros do grupo de pesquisa

19/9/2017

24/10/2017

21/10/2017

 

 

 

 

 

 

 

Produção

  • Encontros mensais constituídos por dinâmicas, leitura e debate de textos, assim como apresentação de pesquisas dos integrantes do grupo e de convidados externos.
  • Publicação de coletânea de artigos dos participantes do grupo.
  • Publicação de artigos em periódicos científicos e capítulos de livros nacionais e internacionais da área da comunicação e de áreas afins.
  • Produção e apresentação de artigos congressos acadêmicos da área da comunicação e áreas afins em âmbito nacional e internacional para discussão dos resultados parciais e finais da pesquisa.
  • Proposição e realização de simpósios acadêmicos em eventos nacionais e internacionais.
  • Elaboração de relatórios finais das pesquisas desenvolvidas.
  • Publicação do livro Laboratório do Sensível, organizado por João Carrascoza e publicado pela Editora Sulina.
  • Realização do projeto de pesquisa Centenário do poeta Manoel de Barros, com a produção de um livro com texto dos integrantes do grupo de pesquisa (em andamento).