Memorial do Consumo

História, Comunicação e Consumo

Descrição

História, Comunicação e Consumo é um grupo de pesquisa cujos membros têm como objeto de estudo comum a pesquisa das relações entre as políticas de visibilidade e os imaginários de consumo através de suas estruturações narrativas, estéticas e retóricas sob uma perspectiva histórica. Assim, o objetivo do presente grupo de pesquisa é esquematizar aspectos de uma história das visualidades do consumo em diferentes produtos midiáticos a partir do mapeamento de elementos estéticos utilizados em cada época histórica. A partir de uma metodologia que combina a análise retórica e narrativa dos elementos de composição (tanto imagéticos quanto textuais) mais comumente utilizados em cada tempo histórico em diferentes produtos midiáticos, bem como a mudança que tais elementos sofreram ao longo do tempo, o objetivo do presente grupo de pesquisa é investigar como certas estilísticas mediaram determinados imaginários de consumo em diferentes períodos, ligados a campos discursivos relacionados a projetos de felicidade, de futuro e de bem viver. Nesse sentido, o grupo abarca trabalhos relacionados ao estudo histórico das estratégias narrativas e retóricas, das técnicas de composição, da construção discursiva dos lugares do consumidor e da hibridização das linguagens. Tal proposta metodológica se insere em um campo de pesquisa mais amplo chamado por Bordwell de história estilística. Essa abordagem enfatiza a noção de que a aparência das produções midiáticas tem uma história e que tal história pede análise e explicação. Nesse grupo de pesquisa, a análise será voltada aos modos a partir dos quais a história dos estilos mediou a história sobre os imaginários de consumo, ao engendrar visibilidades específicas.

Ementa

Investigação dos processos históricos das mediações do consumo pela comunicação; história dos imaginários de consumo a partir do mapeamento da história dos estilos; proposição de metodologias para o estudo histórico das relações entre comunicação e consumo; estudo das diferentes estratégias retóricas e narrativas ligadas ao consumo nos produtos midiáticos; delimitação das diferentes estratégias estilísticas de composição ligadas aos imaginários de consumo; análise discursiva dos imaginários de consumo em diferentes produtos midiáticos; análise das continuidades e rupturas discursivas do consumo ao longo do tempo.

Objetivos

  • – Estudar as relações entre comunicação e consumo a partir de uma perspectiva histórica;
  • – Estudar, problematizar e propor metodologias de análise histórica das relações entre comunicação e consumo a partir da ótica de suas mediações estéticas e ligadas ao imaginário de cada período;
  • – Analisar as mudanças nas relações discursivas ligadas aos processos de consumo em diferentes produtos midiáticos ao longo do tempo;
  • – Estabelecer as modificações e as continuidades estilísticas em produções midiáticas distintas e o modo como estas se relacionam aos imaginários de consumo.

Linhas de pesquisa

1 – Histórias das Linguagens e Códigos dos imaginários de consumo

Esta linha de pesquisa se propõe a estudar as diferentes partilhas do sensível operacionalizadas nos imaginários de consumo a partir da demarcação das técnicas composicionais, retóricas e narrativas mais comumente utilizadas em diferentes épocas históricas e produções midiáticas e suas implicações estéticas para a articulação de uma história dos imaginários de consumo.

2 – Histórias das Teorias, Meios e Processos dos imaginários de consumo

A presente linha de pesquisa visa investigar as diferentes linhas teóricas que articulam os meios e os processos midiáticos aos imaginários de consumo, bem como propor articulações metodológicas para a investigação da história dos imaginários de consumo nas produções midiáticas e seus processos.

Produções:

  • – Reuniões mensais para leitura, análise e discussão de textos;
  • – Publicação de artigos em revistas científicas;
  • – Participação em Congressos da área.