Memorial do Consumo

Juvenália

juvenalia
  • Descrição
  • Ementa
  • Objetivos
  • Linhas de pesquisa
  • Equipe
  • Produção
  • Vídeos
  • Biblioteca—Google Drive
  • Calendário
  • Contato

 

Descrição

O Grupo, constituído em março de 2015, tem caráter interinstitucional, tendo em sua agenda de discussões temas, pesquisas e autores de ponta nacionais e internacionais, Atualmente, os pesquisadores internos ao PPGCOM-ESPM desenvolvem os seguintes projetos individuais: uma bolsa produtividade em pesquisa do CNPq, dois pós-doutorados (PPGCOM-ESPM), dois doutorados (Prosup/ESPM) e três mestrados (Prosup/ESPM).

Em sua fase inicial o projeto comum de estudos e pesquisa tratou da construção dos fundamentos epistêmicos, reflexivos, metódicos e conceituais que norteiam nossa prática de pesquisa e extensão, mediando a inserção da equipe no campo científico. Tomamos por declarada inspiração a proposta de Imre Lakatos da metodologia dos programas de investigação científica, bem como nos orientamos pela crítica de Paul Feyerabend aos “fundamentalistas do saber” e aos “relativistas extremos”. Dialogando com algumas das bases do racionalismo crítico, compreendemos nosso espaço de debate intelectual como sendo aquele da produção de um conhecimento sistemático e, nos termos de Jesus Martín-Barbero e Rossana Reguilo, “implicado”.

A consolidação de nosso guia epistêmico dialoga, constantemente, com o debate de temas da realidade brasileira e da conjuntura internacional, com destaque para aqueles diretamente relacionados a nosso campo de conhecimento, a saber, a comunicação e o consumo e a nosso objeto empírico, as culturas, práticas e condições juvenis. Com estas perspectivas construímos, com solidez e pluralidade, a massa crítica compartilhada que nos coloca em condição dialógica em relação a nossos diferentes objetos empíricos de pesquisa. Ressalte-se que, em sua diversidade, os pesquisadores do grupo tomam por base comum a metáfora que nos nomeia: JUVENÁLIA.

Embora jovem, o grupo possui raízes longevas na seara acadêmica, tanto sua líder quanto seus membros.

Ementa

O grupo estrutura-se em torno de duas principais contribuições: em termos macro, o debate da comunicação e do consumo contemporâneos dialoga diretamente com uma compreensão do conhecimento como campo aberto, plural, sujeito a refutações e comprovações mediante o debate intelectual entre pares.

A articulação entre nossas bases empíricas e conceituais é ponto fundamental para os estudos que desenvolvemos. Em termos mais específicos, pretendemos contribuir para o debate qualificado das culturas juvenis brasileiras, em sua conformação urbana, midiática e em sua relação com as sociedades do consumo, discursivas e imagéticas. Dedicamo-nos, mais especificamente ao debate sobre comunicação, consumo, cultura pop e interseccionalidades de gênero e questões raciais. Interessa-nos chegar a resultados de pesquisa que nos permitam contribuir para o debate de políticas públicas concernentes aos setores juvenis e subalternizados, incidindo mais diretamente na articulação academia/comunidade.

Tanto a dimensão imagética e imaginária do consumo quanto a dimensão comunicacional dos diferentes ativismos juvenis e subculturais são temas de relevância para a agenda científica nacional, possibilitando ainda uma inserção qualificada no debate acadêmico internacional.

Considerando a centralidade dos processos de comunicação e das práticas de consumo na cena contemporânea; compreendendo a política em sentido amplo, em suas expressões não institucionais e cotidianas, privilegiamos, como objeto empírico, estudos sobre a juventude, suas práticas de consumo e suas narrativas. Problematiza, em termos amplos: a) a centralidade do consumo de imagens na constituição sociocultural contemporânea; b) a reincorporação estetizada das mercadorias e a comercialização de “imagens-estilo-de-vida”; e c) as dinâmicas do olhar associadas às culturas midiáticas e de consumo; e, em termos específicos: d) as políticas de visibilidade articuladas a práticas de consumo, midiático, material e simbólico protagonizadas por segmentos e/ou coletivos juvenis; e) as práticas comunicacionais e de consumo articuladas por jovens no espaço das cidades e das digitalidades; e f) os engajamentos ético-estéticos juvenis vinculados ao consumo, à cena urbana e midiática. Assim, acolhe reflexões acadêmicas dedicadas a refletir sobre as visualidades e suas lógicas, e sobre as juventudes e suas expressividades, ambas associadas às culturas do consumo, à urbanidade e ao campo midiático. Consolida o debate sobre “artivismos musicais de gênero” e as articulações entre entretenimento, cultura pop, questões de gênero e raciais.

Problematizar a natureza do consumo de audiovisualidades e as diferentes representações do juvenil e dos subalternizados em sociedades midiáticas, discursivas e estetizadas, em que se observa a nuclearidade dos engajamentos de base comunicacional, é a referência epistêmica fundante deste grupo. Acolher o debate sobre a dimensão imaterial, espetacularizada e subjetivista das sociedades ocidentais é um importante norteador reflexivo, aqui assumido na abordagem do inegável processo de iconização do capital. Esse processo enseja e propulsiona a geração de imagens e imaginários do consumo cada vez mais potentes, ancorados em narrativas autorais complexas, plurais e muitas vezes paradoxais.

 

Objetivos

Este Grupo de Pesquisa tem por principal objetivo promover e consolidar um espaço de interlocução acadêmica (local, nacional e internacional), de intercâmbio comunidade/escola e de produção de conhecimento em torno de grandes temas e escolas teóricas da comunicação e do consumo articulados à cultura pop, ao entretenimento, às culturas juvenis, ao campo midiático e à cena urbana. O debate intelectual, as pesquisas e projetos de extensão do grupo estão vinculadas ao universo das culturas juvenis, do debate de gênero e das questões raciais, focando suas relações com a comunicação, a política e o consumo. A abordagem das culturas juvenis, da cultura pop e do entretenimento desdobra-se em duas linhas:

 

Linhas de pesquisa

Linha 1: Ativismos, cultura pop, gênero e questão racial

Esta linha investiga condições culturais e novos fluxos políticos associados a: a) ativismos, políticas de visibilidade e de subjetivação em mobilizações, movimentos e coletivos, com sua produção imagética e imaginária; b) ações de trânsito (urbano/digital; midiático/massivo; ético/estético) atinentes à midiatização do social, à espetacularização e à iconicização do capital; c) cosmopolitismos, diásporas, glocalidades e processos de celebrização (pós-)periféricos articulados ao consumo (material e simbólico); d) dinâmicas botton-up e práticas contra-hegemônicas no entretenimento e na cultura pop; e) processos de escuta e consumo musical vinculados ao debate de gênero e a questões raciais.

Linha 2: Estética, política e novas expressividades audiovisuais

Esta linha tem por objetivo investigar dimensões estéticas e políticas articuladas às contemporâneas culturas do consumo, particularmente atentando-se às interações estabelecidas entre culturas visuais, culturas urbanas e cenas midiáticas. Propondo-se a pensar o plano das audiovisualidades e suas implicações na constituição e/ou reiteração de novos sensóreos e imaginários sociais, privilegia os estudos sobre as narrativas de cunho estético e político, bem como os contextos de sua disseminação e consumo; as narrativas para o consumo e a mobilização de sentidos produzidos e decodificados em contextos socioculturais articulados a espaços de comunicação e consumo. Também se incluem nesta linha as investigações de novos formatos e novos contextos de recepção de culturas e práticas midiáticas, massivas e pós-massivas articuladas ao estético, ao sensível e a politicidades.

 

Equipe

Coordenadora

Rose de Melo Rocha

Membros

Danilo Postinguel

Dariane Arantes

Fernanda Elouise Budag

Fernando Gonzalez

Omar Sánchez

Pedro Scudeller

Thiago Henrique Ribeiro dos Santos

Thiago Tavares das Neves

Externos

Cláudia Pereira Ferraz

Everton Vitor Pontes da Silva

Ícaro Ferraz Vidal Junior

João Marcelo Brás

Josimey Costa da Silva

Milene Migliano Gonzaga

Oziel Gheirart

Simone Luci Pereira

Thi gresa

Vyulheney Fernandez de Araújo Lacava

Pesquisadores que já colaboraram com o Grupo

Aline Borges

Bianca Araújo

Carolina Prestes

Denise Tangerino

Isabela Zilah

Josefina Tranquilin

Manoela Anastácio

Maria Fernanda Andrade

Marina Caminha

Ma. Conceição Golobovante

Pedro Gomes

Silvia Borelli

Susan Liesenberg

 

Projetos de Pesquisa

Título: CELEBRANDO NOSSOS CORPOS, ENCRESPANDO NOSSOS FIOS: A transição capilar como política de visibilidade em narrativas autobiográficas de mulheres negras. – Dariane Lima Arantes (Mestranda PPGCOM/ESPM)

Título: Imagens de (des)ordem: a visibilidade de masculinidades plurais na comunicação publicitária. (provisório) – Danilo Postinguel (Doutorando PPGCOM/ESPM).

Título: Formas de socialidade, politicidades e trajetos do consumo em movimentos de proposição colaborativa. – Fernanda Budag (Pós-doutoranda do PPGCOM/ESPM)

Fernando González

Título: Práticas de Sororidade em Redes Sociais Digitais: Re(a)apresentações da Mulher pelo perfil Danzamedicina – Milene Migliano Gonzaga (Pós-doutoranda PPGCOM/ESPM).

Título: Processos de curadoria e cultura remix: algumas considerações. (provisório) – Pedro Scudeller (Mestrando PPGCOM/ESPM)

Título: Provocações de uma filha da puta: Comunicação e consumo na obra da drag queen Hija de Perra. (provisório) – Thiago Henrique Ribeiro dos Santos (Mestrando PPGCOM/ESPM).

Título: “Quebrando” a comunicação – reflexões sobre comunicação, entretenimento e afetação a partir da artivista musical de gênero Linn da Quebrada –  Thiago Tavares das Neves

Produção

  • Reuniões Mensais de discussão bibliográfica e de projetos
  • Produção Acadêmica e Técnica/Artístico. Publicações (livros, artigos em revistas, etc.). Outros (exposições, entrevistas, produção audiovisual, etc.)
  • Participação em congressos nacionais e internacionais
  • Participação em redes de pesquisa
  • Organização de eventos
  • Palestras e cursos (on demand)
  • Consultoria

 

Biblioteca

 

Atividades de 2018

27/02 ENCONTRO MENSAL DE FEVEREIRO,  discussão do texto As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política, de Muniz Sodré (capítulo 1).

15/03 JUVENÁLIA CONVIDA Thiago Soares: Palestra Dramaturgias de Performances Midiáticas na Cultura Pop.

17/04 ENCONTRO MENSAL DE FEVEREIRO,  discussão do texto As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política, de Muniz Sodré (capítulo 2).

15/05 ENCONTRO MENSAL DE MAIO, com a discussão do texto Semiótica das Paixões: dos estados de coisas aos estados da alma, de Algirdas Julien Greimas e Jacques Fontanille (capítulo 1).

– 21/08 ENCONTRO MENSAL DE AGOSTO, com a discussão do texto Necropolítica, de Achille Mbembe (páginas 5 a 37).

18/09 ENCONTRO MENSAL DE SETEMBRO, com a discussão do texto Necropolítica, de Achille Mbembe (páginas 38 a 71).

25/09 JUVENÁLIA CONVIDA Ícaro Ferraz Vidal: Palestra Icunoclasmo, ecunomia, eculogia:
Cartografia da analidade na arte contemporânea;

– 30/10 ENCONTRO PRESENCIAL DE OUTUBRO, com a discussão do texto Plantation Memories (capítulos 1 e 2), de Grada Kilomba.

13/11 JUVENÁLIA CONVIDA Silvino: Palestra Manifesto Húmus- a música pop e o videoclipe como ferramentas políticas e espaços de disputa.

– 27/11 ENCONTRO MENSAL DE NOVEMBRO, com a discussão sobre interseccionalidade a partir do trabalho de Viviane V. “Por inflexões decoloniais de corpos e identidades degênero inconformes: uma análise autoetnográfica dacisgeneridade como normatividade” (Capítulo 2).

– 04/12 JUVENÁLIA CONVIDA Liv Sovik, para o lançamento do livro Tropicália Rex.

 

Calendário 2019

em breve

 

Contato